Sport vence 3º jogo seguido sem Diego Souza e indica fim da dependência do camisa 87

A vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo foi apenas a terceira nos últimos 15 jogos do Sport na temporada. E a primeira do time sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo. As outras foram diante do Grêmio (4×3, com Daniel Paulista) e o Santa Cruz (2 a 0, na Copa do Nordeste, ainda com Ney Franco). E apesar da mudança no comando da equipe, uma coincidência liga esses três resultados. Todos foram obtidos sem o meia Diego Souza, em campo. Contra o Santa, o armador deixou o campo aos 15 minutos do primeiro tempo, lesionado, quando o clássico ainda estava empatado por 0 a 0.

Se por um lado, esse retrospecto pode indicar que os rubro-negros começam a se desfazer de uma dependência do camisa 87, que no ano passado foi responsável por 42,8% dos gols da equipe no Campeonato Brasileiro (14 gols e sete assistências), por outro também serve para embasar os críticos do jogador, que não vive uma das suas melhores fases. 
Nesse período, Diego Souza esteve em campo seis vezes, com o Sport obtendo três empates e duas derrotas, com direito a perda do título da Copa do Nordeste (para o Bahia) e eliminação na Copa do Brasil (para o Botafogo). Nas duas decisões, o jogador teve atuações apagadas.
No entanto, o aproveitamento do Sport com Diego Souza em campo ainda é superior ao da equipe sem o camisa 87. Mas por pouco. Ao todo na temporada, foram 24 jogos com a presença do meia, com 12 vitórias, seis empates e seis derrotas, um rendimento de 58,3%. Sem ele, foram 16 partidas, com cinco triunfos, sete empates e quatro derrotas. Um aproveitamento de 54,2%.
Servindo a seleção brasileira para os amistosos contra Argentina, sexta-feira, e Austrália, na próxima terça, Diego Souza seguirá desfalcando o Sport nos jogos de sábado, contra o Vasco, em São Januário, e São Paulo, quarta-feira, na Ilha do Retiro. Assim, só deverá retornar ao Sport no dia 18, contra o Vitória, também na Ilha. 
Sem o camisa 87, o técnico Vanderlei Luxemburgo armou um esquema diferente, com a entrada do prata da casa Thallyson e o time passando a atuar com três volantes contra o Flamengo. Por sua vez, o meia Thomás, autor do segundo gol diante dos cariocas, também começa a buscar uma vaga na equipe.

Sport na temporada

40
Jogos
19
Vitórias
11
Empates
10
Derrotas
56,6%
Aproveitamento

Sport com Diego Souza

24
Jogos
12
Vitórias
6
Empates
6
Derrotas
58,3%
Aproveitamento

Sport sem Diego Souza

16
Jogos
7
Vitórias
5
Empates
4
Derrotas
Aproveitamento
54,2%

 



Deixe uma resposta