Shakira e cantor colombiano são processados por suposto plágio da música ‘La bicicleta’

Um tribunal de Madri aceitou uma denúncia contra a estrela pop Shakira e o cantor colombiano Carlos Vives pelo suposto plágio da música “La bicicleta” (ouça aqui). A ação foi aberta pelo cubano Liván Rafael Castellano Valdés, que afirma que os artisitas copiaram partes de sua canção “Yo te quiero tanto”, de 1997.

O cubano argumenta que, no final do ano passado, enviou a Vives, através da Sony ATV, “uma demonstração” de sua música para que cantasse, mas o colombiano decidiu reproduzir “um fragmento” sem sua autorização. Em “La bicicleta”, Shakira e Vives cantam: “Que te sueño y te quiero tanto”. A música de Liván diz: “Yo te quiero, yo te quiero tanto”.

A denúncia foi interposta pela editora e representante do cubano, MDRB (Maryla Dianik Romeu) Music, e atinge, além de Shakira e Vives, a Sony Music Latin, Sony Music Entertainment, Sony ATV Publishing holdings Spain, EMI Music Publishing Spain e o produtor Andrés Eduardo Castro.

Fontes da Sociedade Geral de Autores e Editores (SGAE) informaram à agência Efe que, perante a denúncia, o órgão decidiu suspender o pagamento das quantias que lhe correspondem por direitos autorais. A partir de agora, processados e litigantes terão 20 dias para apresentar os documentos e provas em defesa de suas respectivas atuações.

O tema “La bicicleta”, registrado por Vives e Shakira e produzido por Andrés Castro, começa com cumbia colombiana e termina com reggaeton. A música ganhou o Grammy Latino de melhor canção em 2016 e vendeu no mundo mais de 210 mil cópias.



Deixe uma resposta