NotíciasVilabela News

Novo sistema de abastecimento de água beneficia ST

A rede será interligada à Adutora do Pajeú, eliminando o abastecimento realizado por meio de poços e levando água para áreas não atendidas

Com o objetivo de levar água a 1,5 mil pessoas no Sertão de Pernambuco, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou a implantação de um novo sistema de abastecimento na cidade de Serra Talhada. A obra beneficiará o Instituto Federal Sertão Pernambucano (IF Sertão), eliminando o abastecimento que atualmente é realizado por meio de poços, além de que passará a atender localidades próximas que não contavam com o fornecimento de água.

A nova rede será interligada à Adutora do Pajeú, às margens da PE-320. Para a realização da obra, a Compesa firmou convênio com a Prefeitura de Serra Talhada que está responsável pela escavação e reaterro das valas onde os tubos serão assentados. O investimento do Governo do Estado, por meio da Compesa, é da ordem de R$ 360 mil.

A obra começou a ser executada neste mês fevereiro e tem previsão de ser concluída no próximo mês de abril. Entre os serviços previstos para a implantação do sistema, estão o assentamento de cerca de 2,6 mil metros de um subadutor de 100 mm (derivação da adutora principal), construção de uma casa de bombas, além da implantação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA).

“Com a nova unidade, vamos conseguir atender um pleito da população para a área do campus Serra Talhada e ainda beneficiar centenas de moradores de localidades próximas. Entendemos que o poço hoje é insuficiente para atender à demanda do Campus, e por isso a obra é tão importante para a região. Estamos atuando para levar mais água e melhorar a qualidade de vida dos sertanejos”, explica a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Deixe seu comentário