Governo Federal lança campanha contra relacionamentos abusivos

Para garantir a celebração de uniões saudáveis neste Dia dos Namorados, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal lançou uma campanha de alerta para os relacionamentos abusivos. São cartazes que estão sendo publicadas nas redes sociais com a hashtag #NãoéAmorQuando.

Entre as mensagens deixadas pela ação, estão: #NãoéAmorQuando você se sente forçada a ter relações sexuais, você é chamada por expressões pejorativas para diminuir a sua autoestima, você se sente humilhada, isolada, perseguida, insultada, ridicularizada e seus bens e objetos pessoais são tomados. Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes explicou que a ação é importante porque muitas mulheres sofrem essas violências sem se dar conta.

A campanha ainda ressalta que as mulheres atingidas por situações como essas devem ligar para o telefone 180, que recebe denúncias de relacionamentos abusivos de forma anônima. O Ligue 180 ainda atende casos de exploração sexual, cárcere privado e violência obstétrica. Por isso, só em 2016 realizou mais de 1,1 milhão de atendimentos, sendo mais de metade deles de violência física. A violência psicológica representou 31, 8% das ligações, segundo o Governo.

Pelo telefone, também é possível tomar conhecimento das leis e da rede de atendimento à mulher no Brasil e em mais 16 países. Segundo a Lei Maria da Penha é considerado crime contra a mulher violência psicológica, moral, sexual, patrimonial ou física.



Deixe uma resposta