Apac divulga resumo da situação atual dos rios em Pernambuco

A Agência Pernambucana de Àguas e Clima (Apac) divulgou, no início da manhã desta segunda-feira, um relatório com a previsão meteorologica para as próximas 24 horas e com o resumo da situação atual dos rios. Segundo o órgão, o sistema meteorológico que provocou chuvas nos últimos dias perde intensidade, mas ainda provocará chuvas, com intensidade de fraca a moderada na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul. No Agreste, a nebulosidade estará variável e ocorrerão chuvas fracas e localizadas. No Sertão, o dia será de muitas nuvens, mas só ocorrerão pancadas de chuva a partir da tarde e de forma fraca e isolada.

Os rios Capibaribe, Tapaurá, Tracunhaém, Capibaribe Mirim e Sirigi, têm situação estável em todas as estações monitoradas. O Rio Ipojuca, na estação de Caruaru, extravasou a calha durante a madrugada do domingo e desde as 10h retornou  à calha e o nível vem baixando, embora permaneça em nível de alerta. Na estação de Gravatá, o rio se encontra na calha e com nível baixando. Na estação de Escada (Cemaden), o nível vem se mantendo constante acima da cota de alerta, sem extravasamento.

Já o Rio Amaraji (Bacia do Serinhaém), sofreu um extravasamento da calha no início do domingo na estação de Amaragi e atualmente se encontra na calha, com nível baixando. Na estação de Ribeirão, o rio extravasou a calha de madrugada e agora está 1,58 m acima da cota de inundação.

O Rio Sirinhaém, na estação de Joaquim Nabuco, se encontra na calha com nível baixando, O Rio Una, em Palmares, extravasou a calha no início da manhã
do domingo, estando atualmente 1,52 m acima da cota de inundação, com tendência a descer. Em Barreiros, às 6h, o rio alcançou a cota de alerta, com tendência a subir. Nas estações de Cachoeirinha e Batateiras os rios estão dentro da calha.

No Rio Panelas (Bacia do Una), a estação de Belém de Maria parou de transmitir às 6h do domingo, com registro de extravasamento da calha superior a 1,80m.
O Rio Pirangi (Bacia do Una), na estação São Benedito do Sul, extravasou
a calha pela manhã do domingo e permanece abaixo da cota de alerta, com tendência a descer. Na estação Catende, o rio extravasou a calha às 9h do domingo e nesse momento permanece abaixo da cota de alerta.

O Rio Jacuípe, na estação Jacuípe, extravasou a calha e permanece 1,55 m acima da cota de inundação, com tendência a subir.

Do Diário de Pernambuco



Deixe uma resposta